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Estratégia Focada em Alta Performance
Se você está no mundo dos negócios ou quer se destacar na internet, já deve ter se perguntado se é possível produzir conteúdo sozinho. Afinal, são várias tarefas que exigem diferentes habilidades, como planejar, escrever, diagramar, agendar publicações, e por aí vai.
Será que uma pessoa dá conta de fazer tudo isso, com qualidade, e sozinha? E se, além de produzir o conteúdo, essa mesma pessoa precisar se responsabilizar por atender o cliente, fazer também o comercial da empresa, cuidar de toda a parte administrativa… será que dá?
Tenho boas notícias: é totalmente possível sim. Desde que você siga um método validado e otimizado, que aproveite todo o esforço das atividades mais demoradas pelo máximo de tempo possível. E é sobre isso que vou te ensinar neste artigo.
Produção de conteúdo trata-se da área profissional destinada a pesquisar, organizar, formatar, diagramar e publicar informações para os mais diversos formatos de canais, sendo os principais as redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn), o YouTube e os blogs corporativos.
>>> Entenda, na prática, o que é Marketing de Conteúdo, com uma linguagem leve e acessível.
Nas agências de publicidade especializadas, diferentes profissionais combinam suas atividades nesta missão, tendo pessoas diferentes que se responsabilizam por uma (ou mais) áreas, conforme lista abaixo:
estrategista de conteúdo: responsável por pesquisar e definir o posicionamento digital da marca, estudar o perfil dos públicos-alvo e as tendências, bem como definir canais, formatos e temáticas a trabalhar
redator: responsável por planejar o post, definindo as informações das peças visuais (briefing de imagens, roteiros de vídeos, entre outros) e o texto das legendas das publiações
designer: profissional que organiza visualmente o conteúdo, diagramando as informações e adequando o formato para cada canal de publicação
videomaker: profissional que irá captar, editar e finalizar os conteúdos em vídeo
gestor de redes sociais: pessoa que agenda as postagens, confere as publicações e faz toda a interatividade com a audiência
Ou seja, se você deseja produzir seu próprio conteúdo, precisará desenvolver habilidades multifuncionais. Mas fique tranquilo é mais fácil que parece e, além disso, temos várias ferramentas que podem nos ajudar hoje em dia, como o ChatGPT, o Canva e os mais diversos aplicativos gratuitos de edição de vídeos pelo celular.
Vou te explicar tudinho ao decorrer deste artigo.
Antes de explicar sobre as ferramentas e como usá-las, preciso ensinar você sobre as primeiras etapas da produção de conteúdo, que envolvem a criação do Planejamento Estratégico de Conteúdo.
Lembremos que estratégia trata-se do conjunto de diferentes ações que somam forças para alcançar objetivos em comum. Então, saber quais objetivos precisa alcançar agora é o primeiro passo do seu Planejamento. Entenda mais sobre esta etapa e as que virão depois, na lista abaixo.
Criar o Planejamento Estratégico de Conteúdo antes de sair produzindo e publicando é a grande virada do jogo. Embora o planejamento seja uma atividade que exige mais pesquisa e esforço mental, é um investimento de tempo que você aproveitará por um bom tempo.
Para otimizar sua produtividade, aqui na Raiz Conteúdo criamos um método em que você consegue trabalhar com o mesmo planejamento por até 3 meses. Depois disso, basta atualizá-lo, levando menos da metade do tempo que investiu para criar a primeira versão. Confira as etapas que deve seguir.
Como diria Lewis Carroll, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Tenha clareza de quais são suas prioridades de marketing e comerciais no momento – isso ajudará a ser assertivo na escolha dos canais a trabalhar e temáticas a abordar.
Uma vez que definiu os objetivos, é hora de quantificar cada progresso que irá buscar em determinado espaço de tempo. Assim, ficará fácil entender que canais, formatos e temas deram os melhores resultados, para continuar focando no que funciona e deixar de lado aquilo que não está entregando o que buscamos.
Definir com quem quer se conectar ajuda a definir a linguagem a utilizar, as referências a seguir e até o posicionamento a adotar. É uma etapa indispensável no seu planejamento. Contempla o mapeamento dos perfis abaixo:
ICP – Perfil de Cliente Ideal: Representa os clientes que mais se beneficiam do seu produto ou serviço, ajudando a concentrar suas estratégias em prospects com maior potencial de conversão e fidelização.
Persona Decisora: É o perfil da pessoa que tem o poder de decisão de compra, cujas necessidades, desafios e motivações direcionam a criação de mensagens e ofertas específicas.
Persona Influenciadora: Inclui indivíduos que impactam a decisão de compra, mesmo que não sejam os decisores finais, como cônjuges, familiares, colegas, cuja opinião pode influenciar significativamente o processo de decisão.
Por fim, nesta etapa do planejamento detalhamos como será nossa produção de conteúdo, levando em conta todos os dados que já levantamos anteriormente. Aqui definimos:
Canais (redes sociais, YouTube, Blog, eBooks…)
Frequência de Publicações (quantas vezes por semana?)
Formatos (post simples, carrossel, vídeo, artigo curto, médio ou longo…)
Assuntos e Temas
Cronograma
Plano de ação que define que conteúdo será criado e para qual objetivo. Caso você tenha um time de Marketing, é criado pelo gestor de conteúdo ou gestor de projetos, mas se estiver operando sozinho você mesmo deve criá-lo.
Deve conter o máximo de informações possível, a fim de gerar clareza para o trabalho de criação. Por mais que seja tentador já sair produzindo, pulando a etapa do briefing, vale muito a pena dedicar empenho nesta etapa: faz toda a diferença!
Para ser eficiente, o briefing precisa informar, no mínimo:
Aqui entra a arte de escrever. Seja um post de blog, uma descrição de produto ou um roteiro de vídeo, o importante é que o texto seja claro, atraente, entregue valor e alcance o objetivo informado no briefing.
Vale lembrar que o tamanho do texto e a linguagem devem estar adaptados para cada formato de conteúdo e canal. Confira algumas dicas na lista abaixo.
Post Simples – Imagem: texto de 15 a 20 palavras
Reels – Vídeo de 01 minuto: texto de 150 a 200 palavras
Legenda: É possível trabalhar com textos de até 2200 caracteres, mas as legendas com 70 a 150 palavras tem performado melhor
Prévia da legenda: É o trecho inicial de 125 caracteres que aparece logo abaixo das imagens. Ser criativo neste trecho fará toda a diferença para a leitura completa da legenda.
Capa dos vídeos: texto de 15 a 20 palavras
Vídeo de 01 minuto: texto de 150 a 200 palavras
Legenda: Textos curtos, de no máximo 300 caracteres (em média 50 palavras). Textos mais curtos, com até 20 palavras, performam melhor.
Prévia da legenda: É o trecho inicial de 125 caracteres que aparece logo abaixo das imagens. Ser criativo neste trecho fará toda a diferença para a leitura completa da legenda.
Post Simples – Imagem: texto de 15 a 20 palavras
Posts em Vídeo – 01 a 02 minutos minuto: texto de 150 a 300 palavras
Legenda: É possível trabalhar com textos de até 300 caracteres (em torno de 500 palavras), mas as legendas com 150 a 250 palavras performam melhor
Prévia da legenda: É o trecho inicial de 160 caracteres que aparece logo abaixo das imagens. Ser criativo neste trecho fará toda a diferença para a leitura completa da legenda.
Textos de 1.000 a 2.000 palavras, otimizados para SEO (ou seja, otimizado para motores de busca), com parágrafos curtos e frases de 25 a 30 palavras.
Ao longo do artigo, use subtítulos que facilitem a leitura, distribuídos de maneira homogênea ao longo do texto.
Também é importante que os textos sejam publicados junto com pelo menos uma imagem destacada. Para uma boa performance, o ideal é ter em média uma imagem para cada 400 palavras.
Tamanho dos vídeos para usuários verificados e não-verificados:
Texto da legenda: entre 150 a 300 palavras (ou 1.000 a 2.000 caracteres). Descrições eficazes são detalhadas e incluem palavras-chave relevantes para melhorar a descoberta do vídeo nos resultados de pesquisa. Foco especial nas primeiras duas a três primeiras linhas (aproximadamente 20 a 30 palavras), que são visíveis sem clicar em “Mostrar mais”.
Principalmente para as redes sociais, como Instagram e YouTube ou TikTok, um conteúdo visualmente atraente faz toda a diferença. Isso porque esses canais são focados em conteúdo de imagem, então quanto mais chamativo forem seus posts audiovisuais, mais chances de ter bom alcance e engajamento.
A boa notícia é que você não precisa contratar uma produção audiovisual profissional para fazer sucesso nas redes. Conseguindo alcançar um formato criativo e com conteúdo útil, você pode conseguir alcançar ótimos resultados, mesmo com produções amadoras.
Para isso, busque usar uma câmera de qualidade razoável (podendo ser, inclusive, de celular), priorize fotografar ou fazer vídeos em ambientes bem iluminados, preferencialmente com luz natural.
Torne um hábito pesquisar referências e inspire-se em estilos de imagens e vídeos que performam bem, e, cada uma das redes.
Após produzir conteúdo, é fundamental revisar e fazer todos os ajustes necessários antes de publicá-lo.
Essa etapa garante que erros de gramática, ortografia ou formatação sejam corrigidos, e que o conteúdo esteja claro e coeso.
Além de alcançar melhor credibilidade ao publicar um conteúdo validado, você ainda garante melhor performance com o algoritmo, uma vez que toda vez que edita legendas nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e Tik Tok), o algoritmo reduz o alcance de entrega dos seus posts.
Agora sim, depois de tudo produzido, revisado e ajustado, é hora de publicar. O agendamento de publicações é um recurso importante, pois permite a programação das publicações automaticamente, garantindo que elas vão ao ar nas datas e horários determinados no planejamento.
É possível fazer toda esta etapa manualmente, publicando os posts um por um, ao vivo. No entanto, as chances de ocorrerem falhas na conexão com a internet ou imprevistos diversos podem atrapalhar.
Para agendar as publicações, você pode contar com recursos nativos das redes sociais, como nos exemplos abaixo.
Instagram – em contas empresariais ou de produtores de conteúdo, é possível agendar todos os tipos de publicação (feed, stories e reels), tanto pelo celular quanto pelo computador
TikTok – com uma conta Pro ou de Negócios no TikTok, você pode agendar postagens antecipadamente usando o TikTok Business Suite.
Facebook e LinkedIn – há recursos nativos para agendamento de publicações em páginas (não há este recurso para perfis pessoais)
WordPress e YouTube – você pode agendar a publicação de qualquer tipo de conteúdo
Além das opções nativas, ainda há ferramentas oficiais com as quais você pode contar com ferramentas que possibilitam agendar uma postagem em diversas redes sociais de uma só vez. Saiba mais sobre essas e outras ferramentas que podem facilitar sua produção de conteúdo, abaixo.
Após produzir conteúdo altamente qualificado e publicar, a interatividade e o monitoramento são fundamentais para manter seu público engajado e entender a eficácia do seu conteúdo. Responda a comentários e mensagens rapidamente para fomentar um relacionamento positivo com seu público.
Use os recursos de análise das redes sociais para monitorar o desempenho das suas postagens, observando métricas como curtidas, compartilhamentos, comentários e visualizações. Analisar esses dados permite ajustar sua estratégia e melhorar continuamente seu conteúdo.
Para ser efetivo, crie uma rotina, com uma frequência fixa para a análise de métricas e indicadores pré-determinados no seu planejamento. Lembre-se que deve analisar os números que se relacionam com as metas que busca alcançar em cada rede social, sendo as principais:
alcance (quantidade de pessoas que visualiza as publicações)
engajamento (pessoas que interagem, curtindo comentando, compartilhando)
cliques (pessoas que clicam nos links dos posts)
Além dos recursos nativos das redes sociais, ferramentas como Google Analytics ajudam a monitorar a performance de sites e blogs no geral.
A produção de conteúdo de alta qualidade é essencial para se destacar na internet e engajar seu público. Felizmente, diversas ferramentas tecnológicas podem ajudar nesse processo, facilitando desde o planejamento até a análise de desempenho. Aqui estão algumas das principais ferramentas que você pode utilizar:
Chat GPT: inteligência artificial (IA) multifuncional que ajuda tanto a criar o planejamento, quanto a gerar ideias de conteúdo, títulos atraentes e até estruturar seu plano de conteúdo e produzir os textos de qualquer publicação.
DALL-E: IA que cria imagens únicas e personalizadas que podem ilustrar todo tipo de publicação de rede social. Está disponível na contratação da versão pró do ChatGPT.
Canva: ferramenta intuitiva que permite criar gráficos, apresentações, imagens de posts para redes sociais, mesmo sem habilidades avançadas em design. Ele oferece templates prontos e uma vasta biblioteca de recursos visuais.
InShot: aplicativo com recurso gratuito de edição de vídeo que facilita a criação de conteúdo visual de alta qualidade diretamente do seu celular. Ideal para vídeos curtos, como os usados no Instagram, Shorts do YouTube e TikTok.
Google Analytics: monitora o desempenho do seu conteúdo. Ele fornece insights detalhados sobre o comportamento do público, ajudando a ajustar sua estratégia para melhores resultados.
Agendamento de Publicação: ferramentas como Ethus, mLabs, ou Hootsuite permitem agendar um único post em diversas redes sociais ao mesmo tempo, garantindo uma presença online consistente e ótimo ganho de produtividade. Elas também possibilitam cruzar métricas entre diferentes redes sociais e fazer análises especiais da performance do seu conteúdo.
Neste conteúdo, você alcançou significativa profundidade teórica sobre como criar seu próprio conteúdo. Que tal dar o próximo passo e contar com a ajuda da Raiz Conteúdo para a construção dos seus processos de produção, na prática?
Descubra como nossa expertise pode transformar sua rotina de criar e publicar conteúdo de valor, ganhando produtividade, potencializando seus resultados e alcançando suas metas de marketing. Vamos juntos elevar o seu conteúdo a um novo patamar! Agende uma sessão de mentoria agora mesmo!
Estrategista de Conteúdo com mais de 15 anos de experiência em Marketing e Comunicação. Graduada em Relações Públicas e Pós-Graduada em Comunicação Empresarial, com atuação em diversos segmentos da comunicação: assessoria de imprensa, eventos, comunicação interna, gestão de marketing e, principalmente, produção de conteúdo.
Em 2016 mergulhou no universo do marketing digital e fundou a Raiz Conteúdo, empresa em ascenção especializada em marketing de conteúdo, com foco em Blogs, SEO, Inbound Marketing e Redes Sociais.
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