Case de Sucesso: Raiz Conteúdo reposiciona conteúdo da PH3 para nova abordagem na prestação dos serviços

Case de Sucesso: Raiz Conteúdo reposiciona conteúdo da PH3 para nova abordagem na prestação dos serviços

“Estamos mudando a maneira como entregamos nossa consultoria e precisamos alinhar nosso conteúdo a esta nova abordagem”. Este foi o desafio que deu origem à nova estratégia de conteúdo que a Raiz produziu para a Ph3 Consultoria.

O projeto teve abrangência de ponta a ponta. Partimos do estudo de como funciona, na prática, esta nova abordagem. Depois disso, passamos pelo perfil do público alvo, avançamos para a construção do funil de conteúdo e finalizamos na criação e publicação do conteúdo, que contempla textos institucionais no site, artigos de blog, insights para posts de redes sociais e um kit de isca digital. 

Confira os detalhes do projeto e os resultados alcançados ao longo deste artigo.

Sobre a PH3 Consultoria

ph3 consultoria

A PH3 é uma consultoria empresarial focada na otimização da gestão operacional, financeira e estratégica dos seus clientes. Com mais de 10 anos de atuação, desenvolvem projetos personalizados para a necessidade de cada negócio, com base no seu método consultivo baseado em evidências.

O trabalho sempre parte da análise de números e indicadores da empresa. Com base nisso, a PH3 desenvolve e apresenta aos seus clientes um diagnóstico, que aponta os principais problemas e uma lista de possíveis ações para resolvê-los. 

Após o cliente definir qual dos caminhos escolhe seguir, vem a etapa do plano de ação, que é construído e implantado em conjunto – com participação ativa da PH3 e do contratante. Além de dividir tarefas com o time de gestão do cliente, dar suporte e gerenciar o projeto, a PH3 ainda monitora os resultados e apresenta relatórios de desempenho periódicos. Dessa maneira, é possível saber se os resultados estão satisfatórios e reajustar rotas, quando necessário, com muito mais agilidade. 

A nova abordagem das consultorias da PH3

Identificando as novas necessidades do mercado, a PH3 adaptou a abordagem das suas consultorias empresariais. Antes, os serviços se dividiam em:

Consultoria Financeira

Focada em gerar previsibilidade e clareza sobre lucros e despesas, identificar gargalos e oferecer soluções personalizadas para melhorar a rentabilidade e otimizar recursos.

Consultoria Operacional

Focada na otimização dos processos internos para aumentar a eficiência e a qualidade das entregas, na redução de erros de produção e perda de clientes, na padronização e na redução de custos.  

Consultoria Estratégica

Focada na definição de metas claras e mensuráveis, alinhando todos os esforços e recursos para alcançar objetivos estratégicos.  

No entanto, ao observar novas necessidades do mercado, a PH3 entendeu que essas três frentes são interdependentes no contexto atual, se fazendo igualmente necessárias a negócios de diferentes portes e com distintos tipos de problemas. 

O diferencial está, na verdade, na profundidade e na abordagem da aplicação destes conceitos, que agora passam a ser orientados de acordo com o momento, ou seja, a fase de maturidade e de saúde do negócio.

Dessa forma, a nova abordagem de soluções consultivas da PH3 ganhou este novo formato:

Quero Aprender

Treinamento ideal para novas empresas e empreendedores iniciantes, com aulas interativas, materiais de apoio e sessões de mentoria que ensinam sobre  precificação, organização financeira, criação e otimização de processos operacionais, além de planejamento estratégico para estruturar seu negócio desde o início.

Quero Organizar

Consultoria para empresas que estão desorganizadas, focada na construção e otimização de processos financeiros, operacionais e estratégicos. Analisamos a saúde financeira, otimizamos processos e ajudamos a definir metas realistas, garantindo que sua empresa opere de maneira eficiente e esteja no caminho certo para o sucesso.

Quero Crescer

Consultoria financeira, operacional e estratégica para empresas em fase de expansão,. O foco é planejar os investimentos necessários, organizar processos de expansão e construir uma estratégia de crescimento completa, desde captação de investimentos até o monitoramento de resultados.

Desafios da Raiz Conteúdo neste projeto

O principal desafio do projeto foi justamente traduzir em palavras este novo conceito de abordagem. Quando começamos, tudo o que tínhamos eram as ideias organizadas sucintamente em uma planilha. Foi a partir daí que iniciamos os desdobramentos, aprofundamentos e definições.

“Quando há um novo conceito de abordagem na prestação de serviços, o desafio é muito maior que apenas reescrever descrições para o site. Precisamos entender o que muda na vida do cliente, que novos benefícios ele terá e como evidenciá-los da maneira mais atrativa e verdadeira possível no conteúdo. Nos casos em que essa nova abordagem ainda não foi aplicada em nenhum case, a complexidade ganha ainda mais uma camada: é aí que a expertise de quem presta o serviço e a de quem produz o conteúdo tornam-se diferencial competitivo” – Taimara Marcon, CEO e estrategista na Raiz Conteúdo.

Assim, nossa primeira tarefa foi entender o conceito para então poder definir textualmente, gerando a documentação inicial. Esta fase demandou diversas etapas, como reuniões, validações, ajustes e evoluções.

Além disso, mudando a abordagem também entendemos que se fez necessário delimitar um novo público-alvo: aquele que melhor se beneficia de receber a nova abordagem consultiva proposta para alcançar o sucesso nos seus negócios.

Por isso, estudamos e propusemos perfis de público-alvo cruzando a expertise de ambas as empresas: da Raiz Conteúdo, com sua bagagem em mapeamento de públicos e audiências, e da PH3, com sua expertise de mais de 15 anos ajudando seus clientes a organizar e crescer seus negócios por meio da consultoria empresarial. 

Projeto de Alinhamento de Conteúdo

Considerando todo este cenário, o projeto de alinhamento estratégico do conteúdo da PH3 consultoria para a nova abordagem dos seus serviços, contemplou as etapas abaixo apresentadas.

Plano Estratégico de Conteúdo

Matriz FOFA (Swot)

  • Levantamento de Pontos Fortes e Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças da nova abordagem de serviços consultivos
  • Estudo de Produtos
  • Definição e documentação de o que são e como funcionam cada um dos novos serviços
  • Estudo de Públicos
  • Estudo de um Perfil de Cliente Ideal (ICP), uma Persona Decisora e uma Persona Influenciadora para cada uma das abordagens consultivas
  • Definição de Objetivos e Metas
  • Definição de metas Smart para o projeto

Plano Editorial 

  • Jornada de Compra
    • Estudo de que tipo de informações e conteúdo os clientes em potencial buscam, bem como em que canais eles fazem essas buscas,  em cada uma das fases do funil de conteúdo, que contempla as etapas de:
      • Aprendizado e Descoberta
      • Reconhecimento do Problema
      • Consideração de Solução
  • Funil de Conteúdo
    • Construção do funil de conteúdo, definindo as pautas e as palavras-chave de dos artigos de cada etapa: too, meio e fundo de funil

Produção de Conteúdo

    • Atualização dos textos de descrição das soluções no site
    • Otimização dos 6 artigos que a PH3 já possuía publicados em seu blog
    • Produção de 8 novos artigos de blog, completando o funil de conteúdo
    • Produção de um kit de isca digital em collab, focado em atrair leads pré-qualificados por estratégias orgânicas de marketing de conteúdo, sem utilizar anúncios

Veja os Resultados

Confira como ficou o resultado da nova apresentação dos serviços da PH3 no seu site e de todos os artigos disponíveis no Blog da PH3: os antigos, que foram otimizados, e os novos, que foram produzidos do zero.

Gostou do que viu por aqui e quer os mesmos resultados na sua empresa? Entre em contato e agende um bate-papo para entendermos, juntos, como a Raiz Conteúdo pode ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de Marketing, com conteúdo orgânico e altamente qualificado.

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Sobre a Autora

Estrategista de Conteúdo com mais de 15 anos de experiência em Marketing e Comunicação. Graduada em Relações Públicas e Pós-Graduada em Comunicação Empresarial, com atuação em diversos segmentos da comunicação: assessoria de imprensa, eventos, comunicação interna, gestão de marketing e, principalmente, produção de conteúdo.

Em 2016 mergulhou no universo do marketing digital e fundou a Raiz Conteúdo, empresa em ascenção especializada em marketing de conteúdo, com foco em Blogs, SEO, Inbound Marketing e Redes Sociais. 

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Estrategista de Conteúdo com mais de 15 anos de experiência em Marketing e Comunicação. Graduada em Relações Públicas e Pós-Graduada em Comunicação Empresarial, com atuação em diversos segmentos da comunicação: assessoria de imprensa, eventos, comunicação interna, gestão de marketing e, principalmente, produção de conteúdo.

Em 2016 mergulhou no universo do marketing digital e fundou a Raiz Conteúdo, empresa em ascenção especializada em marketing de conteúdo, com foco em Blogs, SEO, Inbound Marketing e Redes Sociais. 

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